ARTIGOS
A ABIMFI e a revolução digital

Um mercado maduro como é o fotográfico, está, neste momento, enfrentando uma mudança significativa em termos tecnológicos. A fotografia já existe há mais de 160 anos. O varejo teve sua primeira loja em 1900, na cidade do Cairo, Egito.

Passamos do preto e branco para o colorido. Da revelação em laboratórios centrais para os minilabs. E hoje assistimos a revolução digital.

Em todos estes momentos a indústria soube encontrar os melhores meios para adaptação aos novos desafios. Antes do digital, somente as indústrias fotográficas dominavam a tecnologia. Com o advento do digital novos atores surgiram e isso bastou para alguns mais apressados dizerem que a fotografia iria morrer, mais especificamente a indústria iria morrer.

O digital (já virou substantivo) vem, na nossa opinião, constituir-se numa excelente ferramenta de captação de imagens para alavancar o mercado varejista. Introduz novos serviços e aumenta o ticket médio. Isto já é comprovado por aqueles já equipados com modernas estações digitais. Há registros de aumentos de até 50% no faturamento destes lojistas. A indústria fotográfica no Brasil está trazendo os mais recentes lançamentos ocorridos lá fora. E está controlando a transição tecnológica.

A indústria brasileira, uma das mais fortes do mundo, tem uma presença significativa no varejo. São mais de 3.200 lojas atuando sob alguma bandeira. E certamente este portentoso grupo de lojas especializadas é almejado por vários segmentos. Algumas das razões são: as lojas têm forte identificação visual, estão nos melhores pontos e tem pessoal treinado. Por isso que interessa a outras empresas o descrédito da indústria fotográfica.

A ABIMFI reúne as principais empresas do ramo fotográfico. Estamos antenados com os novos tempos. Temos certeza que poderemos atuar nesta revolução e oferecer ao Brasil as melhores tecnologias existentes no mundo.


Edmundo Salgado
Diretor de Promoções - ABIMFI

 
 

 
ABIMFI © Copyright 2007 - Produzido por StarCorp