ARTIGOS
Da responsabilidade dos expositores

Trabalho há 15 anos no mercado fotográfico. Fui gerente financeiro e hoje sou responsável pela área comercial da Noritsu, meu único emprego nessa área.

Exerço cargos na direção na ABIMFI desde 1997, tendo inclusive a oportunidade de ser presidente da entidade.

Participo da Photoimagebrazil desde a 1. edição em 1991. Talvez, isso me dê um pouco de experiência e conhecimento sobre esse mercado.

As mudanças são dramáticas. Nem o mais competente iconoclasta conseguiria imaginar o atual cenário da indústria fotográfica.

Claro que isso tem reflexos no varejo. A Noritsu promoveu uma série de eventos nesse semestre. Tivemos uma audiência espetacular. Um misto de entusiasmo e angústia dominou os sentimentos dos presentes.

O que isso tem a ver com a feira ? Muito. Como cantam as crianças no evento da AACD, depende de nós. Nós, expositores, temos a responsabilidade de lidar com o futuro de milhares de pessoas. Todos nós sabemos que o varejo fotográfico é familiar. E essas famílias estão preocupadas com seu negócio. Por isso, faço um apelo a todos que nesse ano de 2005 multipliquem seu entusiasmo por dez, que levem ao evento a alegria de participar desse negócio. Afinal, temos muito mais histórias de sucesso do que fracassos. É um dos ramos que melhor permitiu a mobilidade social.

Leve idéias, experiências bem sucedidas. Não dê muito ouvido a boatos e à histeria dos pessimistas. Talvez, em 2005 o visitante da Photoimagebrazil não fixe apenas nos lançamentos. Ele quer saber sobre o que há de novo no seu negócio.

Não pratique o otimismo irresponsável. Você sabe das dificuldades. Porém, você sabe que tem bastante coisa boa para mostrar.

A estrela da feira não será mais uma máquina sensacional. Será você !! Pense nisso.


Edmundo Salgado
Gerente Comercial
Noritsu do Brasil Ltda.
Junho de 2005

 
 

 
ABIMFI © Copyright 2007 - Produzido por StarCorp