ARTIGOS
Minilabs: Digital já é uma realidade

As vendas de minilabs digitais continuaram num ritmo forte em 2003. Mesmo com a economia apresentando crescimento negativo, taxas de juros ainda altas, o varejo especializado está investindo fortemente na nova tecnologia.

Em 2002, as vendas das associadas à ABIMFI chegaram em 143 unidades. No ano passado, foram 214 unidades. É um crescimento de quase 50%. O investimento num minilab digital chega num mínimo a R$ 300.000,00. É elevado. Porém, é inegável que as possibilidades abertas por este equipamento, no que diz respeito ao leque de serviços oferecidos, convence o lojista a executar este investimento.

Todas as associadas são unânimes em destacar o êxito daqueles que realizaram a compra do minilab digital. Um fator motivador é a elevação do ticket médio de serviços. A média de aumento chega a 30%. Além disso, o lojista pode criar a sua identidade, diferenciando-se da concorrência.

Cabe destacar o trabalho empreendido pelas associadas da ABIMFI em capacitar o varejo para nova empreitada. Todas estão ocupadas em oferecer treinamento e suporte no atendimento técnico.

Com respeito ao minilab ótico houve uma queda. Em 2003 vendemos 147 unidades, enquanto em 2002 chegamos a 226. Basicamente a conjuntura econômica inibiu a venda deste tipo de máquina. Por quê ? Normalmente, este minilab é usado por aquele que quer entrar no mercado. Como as condições ficaram mais duras, não sentimos a entrada de novos varejistas, o que explica parte desta queda. É clara também, a opção pelo minilab digital pelas redes de varejo especializado.

Na soma dos minilabs óticos e digitais chegamos em 2003 a 361 unidades, contra 369 em 2002. Praticamente empatados. Como o investimento se dirigiu ao digital, o setor pode comemorar uma melhor performance nas vendas pelo aspecto financeiro, dado o valor destas máquinas.

A perspectivas para 2004 são boas. Esperamos elevar em 10% o total de máquinas vendidas. Lembramos que a substituição de equipamentos antigos ainda é tímida. Somada a melhoria do cenário econômico, poderemos deixar o champagne na geladeira.

Edmundo Salgado
Diretor de Promoções
Março de 2004

Veja: Números de Vendas de Minilabs em 2003.

 
 

 
ABIMFI © Copyright 2007 - Produzido por StarCorp