ARTIGOS
A missão da indústria

Já foi a época em que a indústria tinha o papel de ser meramente a cadeia produtiva, o “fornecedor”. Também a indústria já passou pela era de ser o “sócio oculto” do varejo. Aquele que investia e não aparecia ( e até as vezes não lucrava com isto... ). Hoje a indústria vive a chamada “parceria”.

Deixamos de ser o antiquado fornecedor; ou sócios; para sermos parceiros. Um elo, uma engrenagem, no sistema, mas sem tirar a responsabilidade do varejo. E veja que ainda assim, temos o fardo de nossa atuação como indústria e a preocupação com o varejo, afinal dependemos dele para a manutenção de nossos objetivos como cadeia produtiva. Fazemos nossa parte nesta cadeia industrial e ainda conseguimos orientar e até porque não dizer conduzir em alguns aspectos o varejo, seja ele qual o for.

Como parceiros a indústria vem se preocupando nos últimos tempos em dar base, sustentação ao varejo. Fazê-lo crescer de forma que traga reflexos na escala produtiva e em alguns casos que pelo menos a escala produtiva atual seja mantida.

Nisto a indústria esta focada em auxiliar o varejo, como suporte. Quase uma transmissão de know-how ( conhecimento ). O varejo precisa mudar e para isto precisa investir. E não mais pode ver a indústria como banco. A indústria cresce com financiamentos coletados em instituições financeiras. Assim cabe ao varejo hoje. Nossa missão, repito deve ficar voltada ao suporte e transferência de conhecimento e experiências. Já não há mais espaço para financiamento do varejo.

Assim, fechamos foco em suporte de venda, atualização de equipes de venda, treinamentos em produtos e outras tantas ações focadas.

Hoje a indústria e o varejo caminham juntos como parceiros pela manutenção de seus lucros, suas margens, buscando um crescimento consistente e oportuno. Isto é parceria. Isto é o que o mercado de imagem vem buscando também, como tantos outros mercados. Não devemos e não podemos, sob fortes riscos, perder o foco em nossa missão.


  Edson José Banin

 
 

 
ABIMFI © Copyright 2007 - Produzido por StarCorp