RESPONSABILIDADE SOCIAL

Cinco anos de projeto social da Agfa-Gevaert do Brasil

O projeto “Música é Imagem” procura levar à crianças e jovens carentes novas experiências, sempre ligadas a atividades extracurriculares.

Agregar cada vez mais conhecimento ao aprendizado de crianças e jovens da periferia, aliando às atividades escolares conceitos que possam fortalecer a formação destes indivíduos. Foi com este pensamento que a Agfa-Gevaert do Brasil, empresa multinacional com escritório em mais de quarenta países e representações em outros cem, começou a investir em programas sociais, em 2003, lançando o programa “Música é Imagem”. De lá para cá, foram mais de 150 crianças e jovens atendidos na periferia de São Paulo, bairro de Paraisópolis, e Suzano, Vila Nazaré, cidade que abriga sua fábrica no Brasil. Como ferramentas de trabalho estão atividades físicas, computação e aulas de música, sempre com a supervisão de especialistas em educação. Em 2007, a empresa bateu seu recorde de atendimentos e até o final do ano lança um livro de fotos inteiramente produzido pelos participantes.

“Nós nos honramos em contribuir com a formação destes jovens. Os resultados são surpreendentes e o nosso foco será sempre no fortalecimento de uma consciência cultural destes jovens, que amanhã poderão distinguir as boas oportunidades da vida em relação aos caminhos que jamais devem ser seguidos”, explica Antonio Herbert Duarte, diretor de Recursos Humanos da Agfa-Gevaert do Brasil e na América Latina.

Todos os anos, crianças e jovens entre oito e 18 anos são inscritos no projeto. Durante toda a semana, recebem aulas de futebol, karatê, vôlei, computação, além de aulas de percussão, canto e flauta doce. Por conta do bom retorno destas aulas, um bom exemplo é o coral, que acumula apresentações para empresas e a comunidade.

Em 2007, foram atendidas 125 crianças, número quase quatro vezes maior que no primeiro ano, que contemplou 35 participantes. “Vamos expandir as vagas e as atividades conforme o crescimento do nosso projeto, pois o objetivo é contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade”, comenta Antonio Herbert.


Livro fotográfico “Retratando São Paulo”
O envolvimento da Agfa com os jovens de Suzano e São Paulo rendeu frutos. Acompanhados de perto pelo fotógrafo João Kulcsár, que acumula experiência de ter dado aulas no curso de pós-graduação da universidade de Harvard, os alunos do projeto “Música é Imagem” fotografaram diversos pontos históricos da cidade. O resultado da atividade será um livro com as fotos, que será lançado até dezembro deste ano. “A Agfa tem como tradição ser uma empresa inovadora. Comprometemos-nos em levar a estes jovens algo novo, uma experiência única que certamente será levada para o resto de suas vidas”, explicou Antonio Herbert.

Para mais informações sobre o Projeto Social da Agfa, entre em contato pelo telefone (11) 5188-6444.

Clique nas imagens abaixo para amplia-las:

 



 
 

 
ABIMFI © Copyright 2007 - Produzido por StarCorp